fachada_museufachada_museu

7ª BOLSA PAMPULHA

O Bolsa Pampulha é uma das mais tradicionais iniciativas de estímulo à produção de artes visuais no cenário local. Junto à equipe do JA.CA / jaca.center /, organização selecionada para cuidar da produção do evento, fui responsável pela identidade visual da 7ª edição do programa.

paleta_cores_materiaispaleta_cores_materiais

O ponto de partida da identidade foi o próprio museu, assim como em outros anos, mas ao invés de se concentrar em um único elemento específico que fosse marcante, como seus azulejos ou seu piso, a idéia foi de criar um sistema versátil que pudesse se apropriar das cores, formas e texturas do museu e do seu entorno para gerar quantas imagens fossem necessárias ao longo do evento

MAP-cinzaMAP-cinza

Um importante elemento, criado especificamente para tal tarefa, foi a fonte MAP, desenvolvida utilizando o letreiro da fachada do museu como base. Na identidade, a rigidez geométrica presente na fonte (característica marcante do modernismo de forma geral) se opõe às formas curvas presentes no museu e na lagoa (característica marcante do modernismo à la Niemeyer).

Posts_Bolsa-ContagemPosts_Bolsa-Contagem
Posts_Bolsa-CapaPosts_Bolsa-Capa

No decorrer dos seus 6 meses de duração a identidade pôde evoluir junto com o programa. A medida em que os trabalhos dos artistas selecionados ia ganhando corpo e forma a identidade foi, aos poucos, saindo do papel de protagonista para assumir o papel de coadjuvante.

Foto_Expo-Plotter-montagemFoto_Expo-Plotter-montagem
foto_expo_jornalfoto_expo_jornal
Jornal_Close-01Jornal_Close-01
Jornal_Aberto-01Jornal_Aberto-01
Jornal_Close-02Jornal_Close-02
Jornal_Aberto-02Jornal_Aberto-02
Catalogo_Capas-MontagemCatalogo_Capas-Montagem
Catalogo_Zenital-00-JaquetaCatalogo_Zenital-00-Jaqueta
Catalogo_Zenital-00-VernizCatalogo_Zenital-00-Verniz

Apesar da identidade visual ter sido concebida antes mesmo da seleção dos artistas particapantes do Bolsa Pampulha, o catálogo, organizado por Daniel Toledo, foi elaborado após a realização da exposição. Desta forma, foi possível refletir sobre todo o trabalho produzido ao longo do evento.

O tema-comum, que surgiu como fio-condutor do catálogo, foi a contradição entre o "moderno", enquanto sinônimo de novidade e progresso, e o "modernismo", enquanto escola de pensamento que levou à construção do octagenário Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

As capas do catálogo apresentam a mesma dualidade. Enquanto a frente da jaqueta evidenciam o ideal modernista, seu verso e capa do livro mostram as falhas e limitações do plano-piloto com as quais temos que lidar atualmente.

Catálogo_Zenital-01Catálogo_Zenital-01
Catálogo_Zenital-02Catálogo_Zenital-02
Catálogo_Zenital-03Catálogo_Zenital-03
Catálogo_Zenital-04Catálogo_Zenital-04
Catálogo_Zenital-05Catálogo_Zenital-05
Catálogo_Zenital-06Catálogo_Zenital-06

FICHA TÉCNICA

A 7ª Bolsa Pampulha foi produzida pelo JA.CA / jaca.center / as fotos dos impressos são da 42 Fotografia / 42fotografia.com / a MAP, fonte desenvolvida para a identidade do programa, ainda se encontra em estágio inicial de desenvolvimentopode, embora já seja utilizável, e pode ser baixada gratuitamente no github / github.com/gabrielfigueiredo/MAP /

Participaram do evento, como bolsistas, Alex Oliveira / fotoperformancespopulares.hotglue.me / Davi Jesus do Nascimento / @nasceumdavi / Dayane Tropicaos / dayanetropicaos.com / Desali / desali.com.br / Gê Viana / @indiioloru / Guerreiro do Divino Amor / guerreirododivinoamor.com / Sallisa Rosa / @sallisarosa / Sara Lana / saralana.xyz / Simone Cortezão / / Ventura Profana / @venturaprofana /