CASA BRASIL COFFEES

A Casa Brasil Coffees começou como um centro cultural brasileiro em Austin e, hoje em dia, é um torrefador e distribuidor de café, fornecendo cafés brasileiros para restaurantes, bares e cafés no Texas.

Embalagem Casa Brasil CoffeesEmbalagem Casa Brasil Coffees

Após 13 anos de crescimento e mudanças em sua atuação, a Casa Brasil Coffees procurou o Estúdio Bogotá / https://estudiobogota.com.br /que, por sua vez, me chamou para renovar a identidade visual do cliente sob a sua direção criativa. O desafio por trás da nova identidade era a de posicionar a Casa Brasil Coffees como um café premium e de trazer uma idéia de ‘brasilidade’ para a embalagem. Algo que representasse o Brasil de forma que pudesse ser facilmente compreendida por gringos mas sem cair em clichês nem reduções simplistas; uma identidade na qual brasileiros pudessem se reconhecer e ter orgulho de seu país.

A principal estratégia para gerar uma identificação imediata de 'Brasil' veio na paleta de cores, onde reconfiguramos o tradicional 'Verde e Amarelo'. Escurecemos o tom do verde para ajudar a deixar o produto com um aspecto mais sofisticado, e trouxemos o amarelo em dois tons: o ocre amarelado do kraft e o dourado do hot-stamping, em uma mistura que combina o rústico com o sofisticado.

Pra completar, acrescentamos ao tradicional 'Verde e Amarelo' o não-tão-tradicional mas indiscutivelmente brasileiro 'Verde e Rosa', trazendo o nosso característico atrevimento corajoso à identidade.

Além da brasileiríssima paleta de cores, os outros elementos da identidade também possuem a mesma denominação de origem. Os grafismos foram inspirados pelas curvas do Modernimo Brasileiro, de Burle Marx e Oscar Niemeyer. As fontes, Ofélia e Silva, da Blackletra, trazem uma personalidade ímpar sobre arquétipos clássicos da tipografia, que ajudam a deixar a identidade com um tom distinto e contemporâneo.

Peças DigitaisPeças Digitais

A partir de diferentes combinações de seus elementos, a identidade consegue se adaptar a diferentes formatos, contextos, e tons de comunicação.

FICHA TÉCNICA

A direção de criação do projeto foi da Paula Cotta e da Renata Polastri, do Estúdio Bogotá. A concepção e desenvolvimento inicial da identidade visual foi minha, mas depois o projeto ainda passou por uma porção de refinamentos e desdobramentos nas mãos de grande elenco: Bárbara Luppi, Eduardo Ouvido, Helen Alves, Letícia Naves, Luiza Máximo, Paula Cotta e Renata Polastri. As ilustrações são do Thiago Neumann, as fotos do Rafael Motta e as fontes (Ofélia Display e Silva Text) são da Blackletra.