PROGRAMA CCBB EDUCATIVO
ARTE & EDUCAÇÃO
—
Entre abril de 2018 e janeiro de 2022 atuei como coordenador de design do educativo do CCBB; época em que o JA.CA / https://jaca.center / esteve à frente do programa. Tendo a transversalidade dos processos pedagógicos, curatoriais e artísticos como princípio, a proposta do programa era de colocar o educativo em pé de igualdade em termos de conteúdo, proposta, acabamento com as demais áreas de atuação do CCBB.
O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolveu ações que estimularam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão, buscando criar uma programação destinada a todos os públicos, com atividades específicas e afirmativas, planejadas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e famílias.
Entre os principais desafios para a criação da identidade visual do projeto, destacavam-se o prazo curto para o início das atividades, a complexidade, e a dimensão do programa, com inúmeras atividades distribuídas em 6 eixos temáticos diferentes e acontecendo de forma mais ou menos independente em 4 cidades.
Ao invés de, logo de cara, tentar estabelecer um sistema de identidade que desse conta de toda esta complexidade, a estratégia adotada foi a de definir os elementos básicos que fariam parte desta identidade. Desta forma, ganhava-se flexibilidade para ir desenvolvendo as peças à medida em que surgiam as necessidades, possibilitando que cada demanda funcionasse como um mini-laboratório para explorar as possibilidades que o sistema de identidade permitia.
Ao longo dos quase quatro anos de projeto, com direito a uma pandemia no meio do caminho, foram inúmeras peças desenvolvidas: posts de divulgação para redes sociais, vinhetas para vídeos, uniformes, documentos, cartazes, panfletos, crachás, baralhos, folders, site, hotsites, aplicativo etc.
O projeto recorrente mais desafiador e instigante, entretanto, foram os Convites à Ativação, nome dado aos impressos produzidos para acompanhar algumas das exposições que passaram pelos CCBBs. Elaborados de forma coletiva e multidisciplinar, envolvendo todas as áreas do projeto, a idéia era a de usar as discussões trazidas pelas exposições como ponto de partida para, com o convite, ir além, trazendo conteúdos e atividades que pudessem promover a reflexão, a criação e o diálogo.
A primeira pergunta que fazíamos a cada nova proposta de Convite à Ativação era "qual(is) tema(s) podemos explorar a partir desta exposição?", seguida por "de que maneira podemos usar o impresso para abordar esse tema?". Ao todo, foram 16 Convites à Ativação impressos, com diferentes formatos, atividades e abordagens.
Os materiais desenvolvidos podem ser acessados em formato .pdf no site do JA.CA / https://educacao.jaca.center/conviteativacao /
CONVITE À ATIVAÇÃO
JEAN-MICHEL BASQUIAT
—
Desali, Francisca Caporali, Gabriel Figueiredo, Leo Passos, Sarah Matos
CONVITE À ATIVAÇÃO
50 ANOS DE REALISMO
—
Cintia Maria Ricardo, Francisca Caporali, Gabriel Figueiredo, Geancarlos Barbosa, Gleyce Kelly Heitor, Pablo Lafuente, Samantha Moreira
CONVITE À ATIVAÇÃO
100 ANOS DE ATHOS BULCÃO
—
Francisca Caporali, Gabriel Figueiredo, Micrópolis
CONVITE À ATIVAÇÃO
CONSTRUÇÕES SENSÍVEIS
—
Bitu Cassundé, Fabíola Rodrigues, Francisca Caporali, Gabriel Figueiredo, Gleyce Kelly Heitor, Janine Magalhães, Lais Moraes, Leo Passos, Maria Clara Boing, Pablo Lafuente, Samantha Moreira
FOTOS
—
Estúdio Ventana / @IG /